Notícias Ubatuba Times | Receita de Moqueca Caiçara
Receita de Moqueca Caiçara
Por: Renato Montanari
segunda, 01 de junho de 2015
0

      
  


A história da culinária caiçara começa com os Brasis, que eram os Índios que aqui viviam na época do descobrimento, os donos verdadeiros desta terra. Sua cultura rica, cheia de lendas e rituais, deu origem a uma cozinha simples e muito saborosa, com ingredientes frescos como o pescado, as raízes e os vegetais que plantavam em suas roças, costume até hoje perseverado.

Muitos foram extintos, outros migraram para outras regiões com a violência da colonização e outros ainda se encontram bem vivos, no sangue que corre nas veias dessas populações de beira-mar, os nossos caiçaras. Contudo, ficaram os costumes, e isto inclui a cozinha indígena, hoje pulsando nos pratos da cozinha caiçara. Raízes deliciosas como a mandioca, mandioquinha, cará ou inhame, frutos como o caju, pratos como moqueca (cujo nome vem de moquém), farinha de mandioca branca ou torrada, enfim; para todos os pratos caiçaras, sempre há aquela toque indígena inconfundível.

Ingredientes:

400 gramas de badejo em filés
3 tomates cortados em rodelas
2 cebolas cortados em rodelas
1/2 pimentão cortado em rodelas
Cebolinha, salsinha, coentro e alfavaca frescas a gosto
5 dentes de alho
Azeite a gosto
6 pimentas biquinho
1 colher de chá de urucum em pó
100 gramas de farinha de mandioca torrada
250 gramas de camarões limpos e sem casca

Modo de preparo:

Temperar os filés com limão e sal. Untar o fundo da panela de barro com óleo e azeite. Colocar um pouco das ervas frescas. Colocar uma camada de tomates, depois de cebola, depois de peixe, mais temperos, outra de tomates, camarões, cebola e os pimentões. Diluir o urucum em um pouco de água e jogar por cima. Tampar a panela, deixar cozinhar por cerca de 25 minutos em fogo médio. Não mexer na mistura. Servir com farofa e pirão.
 



Renato Montanari

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua como consultor Web desde 2004. Especialista em programação de sistemas web, Responsive Design e um aventureiro em Artes Gráficas. Colunista do Portal Ubatuba...